Categorias

Grupo hacker italiano é hackeado e vazam documentos comprovando ligações com governos e espionagem

O grupo italiano Hacking Team provou do próprio veneno e foi vítima de um imenso vazamento de dados neste Domingo.

Mais de 400GB de dados de suas rede interna foi divulgada na Internet, revelando dados financeiros, acordos e outras informações comprometedoras relacionadas à distribuição de spyware para governos de diversos países.

Se você nunca ouviu falar do Hacking Team é porque sua existência é um segredo muito bem guardado. O grupo independente com sede em Milão era o principal responsável pela produção de ferramentas de monitoramento comercializadas para governos e agências privadas.

Entre seus clientes constam nações aparentemente democráticas como Estados Unidos e Reino Unido, mas com um conhecido histórico de operações de monitoramento. A real extensão das atividades do Hacking Team era desconhecida até esse vazamento. Agora, se sabe que o grupo também negociou com regimes considerados opressores.

De acordo com os documentos vazados, o grupo também era fornecedor de países como Egito, Sudão, Arábia Saudita e Líbano, entre outros. Na América Latina, aparecem Chile, México, Colômbia, Equador, Honduras e Panamá. O Brasil não faz parte da lista de clientes do Hacking Team, segundo o que foi divulgado.

Em 2012, grupo hacker foi nomeado um dos “inimigos corporativos da Internet” pela organização Repórteres Sem Fronteira por incentivar a repressão da liberdade de expressão e informação. O Hacking Team está sob investigação das Nações Unidas sobre suas atividades. Recentemente, o grupo alegou anteriormente não ter qualquer relação comercial com o regime ditatorial do Sudão, informação desmentida pelos documentos vazados.

Até o momento, nenhum grupo assumiu a autoria do vazamento nem tampouco foram divulgados detalhes do ataque.