Categorias

Hacker da loteria pode pegar até 25 anos de prisão nos Estados Unidos

A mirabolante história de Eddie Tipton terá mesmo um final infeliz para o golpista: por ter fraudado os sistemas de loteria nos Estados Unidos, ele poderá pegar até 25 anos de prisão.

Tipton foi chefe de segurança dos sistemas responsáveis por sorteios em diferentes estados norte-americanos e se aproveitou de seu conhecimento e sua permissão de acesso para faturar prêmios milionários.

“Eu certamente me arrependo”, desabafou o ex-chefe de segurança antes de ouvir sua sentença na corte de Justiça. Com alguns de seus antigos colegas de trabalho na plateia, Tipton parecia entristecido: “é difícil até mesmo falar com todas essas pessoas atrás de mim que eu machuquei e eu me arrependo. Eu sinto muito”, desabafou. Como diretor de segurança da Multi-State Lottery Association sua responsabilidade era justamente evitar que programas maliciosos afetassem os resultados, mas o golpista plantou ele mesmo rootkits para antecipar os números ganhadores.

Com 54 anos de idade, Tipton tinha 12 anos de serviços prestados para a empresa em 37 estados diferentes. Ele confessou ter cometido golpes em cinco deles, com a ajuda de um irmão e um empresário do Texas. Seu esquema milionário começou a desmoronar após tentativas fracassadas de resgatar anonimamente um prêmio de 14 milhões de dólares de um sorteio no estado norte-americano do Iowa. Investigações conduzidas pelas autoridades acabaram por descobrir o esquema empregado pelo próprio responsável pela segurança eletrônica dos sorteios.

O tempo de sentença exato de Eddie Tipton pode variar e seu advogado espera que seu cliente obtenha a liberdade condicional dentro de três ou quatro anos. Ao dar a sentença, o juiz responsável pelo caso classificou Tipton como um indivíduo extremamente inteligente, lamentou que ele tenha escolhido a ilegalidade como caminho e espera que ele use seu tempo atrás das grades para refletir sobre o erro de suas ações.