Categorias

Hacker é condenado a 334 anos de prisão na Turquia

Um hacker turco foi condenado pela Justiça de seu país a cumprir a pena recorde de 334 anos de prisão pelos crimes de phishing e roubo de dados de cartão de crédito.

Onur Kopçak tem 26 anos e fazia parte de um grupo de doze cibercriminosos que administrava um conjunto de sites falsos usados em campanhas de phishing para furtar dados financeiros de suas vítimas.

Os sites eram projetados para serem muito similares a endereços de bancos e outras instituições financeiras. Os dados coletados através da falsificação eram depois comercializados no mercado negro de informações e utilizados para novos golpes. Pelo menos 43 pessoas foram prejudicadas pelo esquema e denunciaram as atividades à polícia da Turquia.

Onur

Kopçak foi preso em 2013 em uma operação policial, julgado e condenado inicialmente a 199 anos e 7 meses de prisão. O hacker tentou apelar para uma instância superior, alegando inocência, mas a sentença permaneceu. Recentemente, outras 11 vítimas foram identificadas e um novo processo foi iniciado e concluído, ampliando a sentença do golpista virtual para 334 anos de prisão.