Categorias

Hacker invade babá eletrônica e assusta bebê

“Acorda, bebê! Acorda, bebê!”. Os gritos denunciavam o som de um intruso. Havia alguém na casa.  Os gritos vinham do quarto do bebê, diretamente do sistema de monitoramento eletrônico conectado à Internet. Em algum lugar do mundo, um hacker estava determinado a assustar a criança.

A cena acima não é de um filme de terror do século XXI, mas de um caso real que aconteceu na semana passada com o casal Schreck, em Ohio, Estados Unidos. Se aproveitando de uma vulnerabilidade na câmera de monitoramento sem fio Foscam, um hacker invadiu o sistema, moveu a câmera e gritou pelos alto-falantes.

schreks

Segundo Adam Schreck, quando ele entrou no quarto de sua filha Emma para descobrir o que estava acontecendo, a câmera girou sozinha, focou nele e gritou “obscenidades” até ele desplugar o equipamento da tomada. A realidade acabou sendo mais assustadora que qualquer obra de ficção.

foscamO casal havia instalado o sistema de monitoramento wireless por IP para poder observar a filha através de aparelhos celulares conectados à Internet. Mas os Schrecks não sabiam que o fabricante havia publicado uma atualização para corrigir um problema de segurança em Julho do ano passado. Uma vez que a câmera não havia sido registrada no site oficial, a Foscam não conseguiu alertar o casal sobre a necessidade da correção.

Até o final de 2013, das 46 mil câmeras Foscam em circulação, menos de 6 mil tinham o patch aplicado.

Por enquanto, as autoridades não tem qualquer pista sobre a identidade do autor da brincadeira de tremendo mau gosto. Este modelo de câmera guarda o IP das conexões aceitas, mas o log é apagado quando o aparelho é removido da tomada.