Categorias

Hacker responsável por ataque à PSN e Xbox Live é preso

Um jovem de 22 anos foi preso pela polícia britânica na segunda-feira, acusado de diversos crimes eletrônicos e suspeito de participação no ataque coordenado à PSN e à Xbox Live durante o Natal.

O hacker não teve sua identidade revelada pelas autoridades e foi liberado na terça-feira após o pagamento da fiança. Oficialmente, “a prisão está ligada a uma investigação corrente sobre fraudes cibernéticas que aconteceram entre 2013 e agosto de 2014”, diz o comunicado da polícia.

Mas, de acordo com especialistas de segurança, o jovem seria Vinnie Omari, membro do LizardSquad. O próprio Omari confirmou ter sido preso na segunda-feira, por e-mail para um jornal inglês. O jovem entretanto não revelou as acusações, nem discutiu sua associação com o coletivo hacker. Mas apontou que a polícia foi criteriosa ao entrar em sua casa: “Eles levaram tudo. O Xbox One, telefones, laptops, computadores, pen-drives…”

Outro suposto membro do LizardSquad foi preso na Finlândia, na semana passada. Atendendo pela alcunha de Ryan, o hacker declarou ao jornal The Washington Post que o LizardSquad forneceu credenciais de acesso da Sony Pictures para o grupo Guardians of Peace, responsável pelo ataque sistemático à empresa que provocou a crise do filme The Interview.

A conta oficial do Twitter do LizardSquad não negou nem confirmou a filiação de Omari e Ryan. Mas zombou das ações das autoridades: “Todos ao meu redor estão sendo presos. (…) O King Lizard nunca será preso”, indicando que a liderança do grupo continua fora do alcance da lei.