Categorias

Hackers criam aviso falso de ataque zumbi nos Estados Unidos

Hackers entraram no Sistema de Alerta dos EUA

Nessa semana, emissoras de TV dos Estados Unidos tiveram um ataque inesperado de hackers, que transmitiram um aviso falso de que o país estava sob ataque de zumbis. Especialistas em tecnologia disseram que o canal de emergência invadido continuava vulnerável.

Os ataques aconteceram através de um sistema de emergência chamado Emergency Alert System (EAS), que é utilizado pelo presidente para falar com a nação em situações de calamidade. A Comissão Federal de Comunicação dos EUA não comentou sobre o alarme falso, mas enviou boletim urgente para estações de televisão, dizendo que todas deveriam mudar suas senhas para o equipamento do EAS e devem “tomar medidas imediatas” sobre o caso. 

As emissoras também foram instruídas a se certificar de que o equipamento estava protegido atrás de firewalls e a inspecionar os sistemas para se certificarem que os hackers não colocaram alertas não autorizados em espera, para futuras transmissões.

Karole White, presidente da Associação de Emissoras do Michigan, mostrou preocupação com o caso, dizendo que o problema “não é o que eles disseram. É o fato de que eles entraram no sistema. Eles poderiam ter causado algum dano real”. White ainda acredita que os hackers foram capazes de entrar porque as estações não mudaram as senhas padrão recebidas do fabricante.

Os hackers atacaram duas estações em Michigan e várias na Califórnia, Montana e Novo México. O vídeo com a transmissão do aviso falso explicava que “as autoridades civis relataram que os corpos dos mortos estão levantando da sepultura e atacando os vivos”, e ainda advertia a população a não se aproximar dos corpos porque eles eram “extremamente perigosos”.