Categorias

Hackers em guerra: o que está acontecendo nos bastidores

O leilão de ferramentas cibernéticas furtadas da NSA pode ser apenas a parte visível de uma vasta guerra cibernética entre Rússia e Estados Unidos.

Segundo Edward Snowden, tudo indica que o vazamento é real e pode ser um ataque preventivo em um embate que acontece nos bastidores.

Em uma série de tuítes publicados ontem, Snowden deu sua opinião sobre o caso. Para o informante que já trabalhou na NSA, há claros indícios de que os arquivos e ferramentas que teriam sido roubados pelo misterioso coletivo hacker Shadow Brokers pertencem mesmo à NSA e provavelmente faziam parte do arsenal utilizado pelo Equation Group, um grupo hacker rival que trabalha para o serviço de espionagem dos Estados Unidos.

Outro sinal da autenticidade do vazamento é a oferta do WikiLeaks para conduzir o leilão dos arquivos. A ONG é especializada em publicação de documentos sigilosos de governos que possam estar violando a privacidade de cidadãos em operações de espionagem e é conhecido por checar suas fontes, antes de divulgar qualquer material.

Para Snowden, a publicação desses arquivos pode gerar um sério embaraço diplomático entre os Estados Unidos e outros países e o ato seria mais nocivo à NSA do que as próprias ferramentas, em sua maioria desatualizadas e datadas de 2013. Entretanto, através da divulgação, outras organizações nacionais de segurança poderiam investigar ataques conduzidos no passado e identificar a ação norte-americana em operações até então sem autoria confirmada.

Ele desconfia de que o Shadow Brokers tenha origem na Rússia e que o lote furtado de ferramentas tenha estado em posse do grupo desde 2013, quando a NSA reforçou sua segurança interna após o vazamento colossal propiciado pelo próprio Snowden. A divulgação desse material antigo seria uma ação preventiva contra uma eventual retaliação da agência norte-americana contra o possível envolvimento russo no vazamento recente de e-mails do Partido Democrata na campanha presidencial dos Estados Unidos.

Entretanto, o próprio sumiço misterioso de Edward Snowden e sua reaparição no dia do anúncio do Shadow Brokers podem indicar uma relação entre os dois incidentes. Tudo indica que esse tema não se esgota por aqui e que novos capítulos devem aparecer nessa guerra cibernética.