Categorias

Hackers poderão capturar impressões digitais remotamente no futuro

A impressão digital é exclusiva sua e ninguém no mundo tem uma igual. A menos que ela tenha sido roubada por hackers, é claro.

De acordo com os pesquisadores de segurança da FireEye Tao Wei e Yulong Zhang, é perfeitamente possível realizar um ataque em larga escala em dispositivos Android e obter uma grande quantidade de impressões digitais de seus usuários.

A vulnerabilidade estaria no baixo nível de segurança de smartphones dotados de sensores para leitura de digital. Ainda que a tecnologia não esteja totalmente propagada, os analistas acreditam que ela será onipresente em cinco anos e a proteção destes dados deve começar de agora.

Entre os quatro diferentes tipos de ataque identificados pelos pesquisadores, um deles permitiria a captura automática das impressões digitais de qualquer um sem que o furto fosse percebido por suas vítimas. Em um futuro que se aproxima em que a digital pode se tornar um substituto para senhas em pagamentos eletrônicos e outros sistemas de autenticação, a ameaça é assustadora.

Os fabricantes de smartphones já foram alertados sobre o problema e estão desenvolvendo correções para as vulnerabilidades descobertas.