Categorias

Hackers usam tragédia em Santa Maria para roubar dados de internautas

Hackers atraem internautas com fotos de tragédia

Três fabricantes de antivírus divulgaram alertas avisando internautas para terem cuidado com e-mails que prometem vídeos e fotos do incêndio ocorrido no domingo (27) em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Hackers brasileiros estão enviando e-mails com o intuito de disseminar vírus programados para roubar senhas bancárias.

Em um dos e-mails, divulgado pela fabricante de antivírus BitDefender, hackers estão usando inclusive a marca do jornal “O Globo” prometendo “fotos exclusivas da tragédia em Santa Maria”. Quem clicar no link corre o risco de ser contaminado com um vírus que rouba senhas bancárias. A estimativa da fabricante é de que existem pelo menos mais oito e-mails com variações do tema circulando na internet.

Eduardo D’Antona, executivo da BitDefender no Brasil, explicou o caso: “sempre que ocorre uma catástrofe natural ou desastres de grandes proporções, os hackers se aproveitam da curiosidade do público para oferecer supostas imagens chocantes e, desta forma, inocular em milhares de máquinas o código malicioso que permite a manipulação de dados, identidade e recursos do usuário”.