Categorias

Hideo Kojima está oficialmente fora da Konami e trabalhando para a Sony

Depois de negar até o fim que Hideo Kojima, o designer de jogos responsável pela série Metal Gear Solid, estava se desligando da empresa, a Konami não tem mais como esconder: Kojima encerrou seu contrato.

O designer anunciou nesta madrugada que o contrato que o prendia à antiga produtora terminou no dia 15 de Dezembro e que ele já está abrindo um novo estúdio de desenvolvimento sob a tutela da Sony.

Com o nome de Kojima Productions, a Sony confirmou que o próximo jogo criado pelo estúdio será inicialmente exclusivo do PlayStation 4 (mas será lançado posteriormente para PC também). O acordo foi assinado um dia depois do encerramento do contrato de Hideo Kojima com a Konami, o que já sinaliza negociações anteriores. Os termos do acordo não foram revelados mas o estúdio, entretanto, manterá sua independência.

kojima-productions

“A história do PlayStation é de inovação nos jogos e grandes franquias novas”, afirmou Andrew House, Presidente e CEO Global da Sony Computer Entertainment Inc. “Hideo Kojima foi uma parte colossal dessa história, e nós estamos honrados de que ele tenha escolhido trazer esse novo projeto à vida em parceria com o PlayStation”

Sobre a decisão de abrir um novo estúdio após quase três décadas na Konami, Kojima declarou: “eu vou aceitar um novo desafio ao estabelecer meu próprio estúdio independente, e eu estou exultante de ser capaz de embarcar nessa jornada com o PlayStation, com quem eu venho trabalhado continuamente por todos esses anos. Eu não consigo esperar para entregar, com o PlayStation, um jogo que se tornará uma instigante franquia”.

Ainda não se sabem detalhes sobre o próximo jogo de Hideo Kojima, apenas que por razões de propriedade intelectual não poderá pertencer nem ao universo de Metal Gear Solid, nem ao universo de Silent Hill, uma vez que ambas as marcas seguem pertencendo à sua produtora anterior, a Konami. Segundo a Sony, será uma série completamente nova.

Hideo Kojima encerrou um relacionamento com a Konami que completaria 30 anos no ano que vem e, infelizmente, não foi um término amigável. Mudanças administrativas na empresa refletiram na forma de se relacionar com seus desenvolvedores e a Konami tomou uma série de decisões controversas, como remover o nome de Kojima da capa de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, cancelar o desenvolvimento de Silent Hills e até impedir que Kojima recebesse um prêmio pelo trabalho em MGSV.