Categorias

Hillary Clinton acusa WikiLeaks de ser controlada pela Rússia

Em uma entrevista para uma rede de TV australiana, a ex-Secretária de Estado e ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton acusou a WikiLeaks de ser controlada pela Rússia e atender a seus interesses.

Segundo Clinton, a ONG contribuiu para a vitória de Donald Trump nas últimas eleições ao ajudar a abafar um escândalo de assédio sexual do Republicano ao publicar no mesmo dia milhares de emails vazados da campanha dos Democratas.

“WikiLeaks é infelizmente agora praticamente uma subsidiária totalmente dominada pela Inteligência russa”, afirmou categoricamente Hillary Clinton. Ela também sustentou que Trump era um candidato mais favorável à política externa de Vladimir Putin, Presidente da Rússia, que teria utilizado a ONG como ferramenta para sabotar a candidatura dela.

Para Clinton, a prova dessa conexão estaria no momento escolhido pela WikiLeaks para vazar 2.000 emails comprometedores de seu coordenador de campanha, John Podesta, em 7 de Outubro de 2016. O vazamento da ONG coordenada por Julian Assange ocorreu com um intervalo de poucas horas após a publicação de um vídeo pelo Washington Post que mostrava Donald Trump se gabando de como usava sua posição de poder para assediar mulheres.

“Eu não tenho dúvidas em minha mente que houve algum tipo de comunicação, se não coordenação para largar isso em resposta”, afirmou Hillary Clinton.

Através do Twitter, Assange se defendeu das acusações e apontou que a WikiLeaks tinha anunciado um grande vazamento relacionado às eleições norte-americanas dias antes de finalmente soltar os emails de Podesta e que, na verdade, a revelação do vídeo de Donald Trump é que foi adiantada para o mesmo dia.

Assange também declarou que “a causa primária da queda dela foi seu próprio esquema maquiavélico” para promover Trump como seu adversário entre os Republicanos. E acrescentou? “há algo errado com Hillary Clinton. Não são apenas suas constantes mentiras. Não é apenas que ela lança olhares ameaçadores e busca um direito frustrado. Observe de perto. Algo muito mais sombrio acontece com ela. Uma gélida malignidade raramente vista”.