Categorias

Hillary Clinton afirma que EUA está despreparado para a ascensão das Inteligências Artificiais

A ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos Hillary Clinton se juntou ao coro de Elon Musk e Stephen Hawking e se mostrou preocupada com a ascensão das Inteligências Artificiais e da automação no futuro.

Durante uma entrevista para o programa de rádio de Hugh Hewitt essa semana, Clinton declarou que o país está “totalmente despreparado” para o impacto social e econômico trazido por essas novas tecnologias.

“Muitas pessoas realmente inteligentes, você sabe, Bill Gates, Elon Musk, Stephen Hawking, muitas pessoas realmente inteligentes estão soando um alarme que não estamos ouvindo”, proclamou durante a entrevista. “E o alarme deles é: a Inteligência Artificial não é nossa amiga”, explicou a ex-Secretária de Defesa dos Estados Unidos. Ela acredita que o mundo está avançando de cabeça em uma corrida para atingir a Inteligência Artificial, sem medir as consequências.

Uma das preocupações principais de Clinton é relativa à questão do desemprego: “o que vamos fazer quando conseguirmos carros sem motorista? Isso parece como uma boa ideia. E quanto a milhões de pessoas, motoristas de caminhão e pessoas de entrega de encomendas e motoristas de táxi e até motoristas de Uber, o que fazemos com milhões de pessoas que não terão mais emprego?”, questionou.

Apesar de derrotada nas eleições do ano passado pelo candidato Republicano Donald Trump, a Democrata explicou na rádio qual seria o seu plano de ação para essa problemática: “uma coisa que eu queria fazer se eu fosse presidente era ter uma espécie de comissão especial com pessoas de todos os tipos de experiência que fossem reunidas para dizer qual deveria ser a política americana para Inteligência Artificial”.