Categorias

HP: lucro e receita crescem no trimestre

HP
Segundo o CEO Leo Apotheker, entre os motivos da redução estão os impactos do terremoto no Japão, a baixa demanda por PCs e investimentos.

A Hewlett-Packard anunciou um pequeno aumento de lucro e receita no trimestre encerrado em 30 de abril, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Mas baixou suas expectativas para o ano fiscal.

A empresa anunciou os resultados na terça-feira (17/5), um dia antes do planejado, depois do vazamento de um memorando interno do CEO Leo Apotheker a gerentes seniores – o documento solicitava aos executivos que reduzissem os gastos este ano.

A razão para tal política tornou-se clara na terça-feira. A HP reduziu sua previsão para o resto de seu ano fiscal. Os efeitos do terremoto no Japão na cadeia de suprimentos, a continuação da baixa demanda por PCs e as expectativas de lucro reduzido contribuíram para a revisão dos números, afirmou a HP HP espera que a receita para o ano fiscal fique entre 129 bilhões e 130 bilhões de dólares – anteriormente, ela havia previsto uma faixa entre 130 e 131,5 bilhões. A empresa também baixou suas previsões para ganhos por ação, afirmando que agora poderá ser tão baixa quanto 4,27 dólares. Antes, a expectativa era de ganhos entre 4,46 e 4,54 dólares.

Em seu segundo trimestre fiscal, contudo, a HP apresentou lucro líquido de 2,3 bilhões de dólares sobre receitas de 31,6 bilhões, acima dos resultados do mesmo período do ano fiscal anterior (de 2,2 bilhões e 30,8 bilhões de dólares, respectivamente). Os ganhos por ação subiram 15% de um ano para outro, chegando a 1,05 dólar.

Com informações de IDG Now.