Uma semana depois da decisão de bloquear cartuchos “genéricos” em suas impressoras, a HP voltou atrás e prometeu uma “atualização opcional” para remover a proibição.
A empresa explicou os motivos que a levaram a implementar o sistema de bloqueio em determinados modelos comercializados esse ano, mas concordou em oferecer uma solução alternativa para seus usuários.
Em um comunicado oficial em seu blog, a HP afirmou que “nós atualizamos o procedimento de autenticação de cartucho em modelos selecionados (…) para assegurar a melhor experiência para o consumidor e protegê-los de contravenção e de cartuchos de tinta terceirizados que não contém o chip de segurança original da HP e que infringem nossa propriedade intelectual”. A empresa informou também que “irá lançar uma atualização opcional de firmware que irá remover a funcionalidade dinâmica de segurança”.
O desbloqueio deverá ser publicado pela HP nas próximas duas semanas e os consumidores interessados na atualização, que não será distribuída automaticamente para as impressoras, devem prestar atenção na página oficial do fórum dedicada ao problema.
A atualização que impôs a restrição contra cartuchos que não fossem fabricados pela própria HP acabou gerando polêmica e chamou a atenção até mesmo da Electronic Frontier Foundation (EFF), entidade que luta pelos direitos civis no mundo digital. A organização criticou duramente a empresa em uma carta aberta, alegando má-fé contra os consumidores. A EFF também exigiu a remoção da falsa atualização e o compromisso público da HP de nunca mais utilizar o sistema de atualizações para limitar funcionalidades de seus produtos.
Entretanto, a reviravolta no caso não encerra a história. A HP também afirmou que a remoção do bloqueio é uma solução temporária e resultado de uma “falha na comunicação”. A empresa garante que “irá continuar a utilizar funcionalidades que protejam a qualidade da experiência de nosso consumidor, mantenham a integridade de nossos sistemas de impressão e projetam nossa propriedade intelectual, incluindo métodos de autenticação que podem prevenir que alguns suprimentos de terceiros funcionem”.
Consultada pela mídia sobre a posição da HP, a EFF se mostrou preocupado com a forma como isso irá afetar o consumidor comum. Segundo a entidade, a grande maioria dos usuários de impressoras HP não entendem por que perderam a capacidade utilizar cartuchos mais baratos e tampouco sabem que podem vir a ter a possibilidade de restaurar essa alternativa. A EFF acredita que a HP deveria comunicar essa informação de uma forma adequada a todos os seus consumidores.