Categorias

HP se divide em duas empresas

A HP anunciou nesta segunda-feira que irá se dividir em duas empresas diferentes: HP Inc. e HP Enterprise.

HP Inc. será responsável pela divisão de impressoras e PC da antiga HP, enquanto a HP Enterprise ficará encarregada da área de negócios e serviços.

Com a divisão, a atual CEO Meg Whitman se tornará CEO da HP Enterprise. Para a executiva, “a decisão de separar em duas companhias líderes de seus mercados reforça nosso compromisso para um plano de mudanças”. Enquanto isso, Dion Weisler, que já faz parte do alto escalão da divisão de PCs, se tornará o CEO da HP Inc..

Os planos da HP são de concretizar a separação até o final deste ano. Segundo Whitman, o processo “irá fornecer a cada companhia a independência, o foco, os recursos financeiros e a flexibilidade que elas precisam para se adaptar rapidamente às dinâmicas do mercado e dos clientes, ao mesmo tempo que gera valor de longo prazo para os acionistas”.

Infelizmente para uma parte da força de trabalho da HP essas não são boas notícias. Com a reestruturação, cerca de 55 mil funcionários serão demitidos entre as duas empresas. A estimativa inicial era de que a HP cortaria de 45 mil a 50 mil postos de trabalho esse ano, mas a divisão irá aumentar o tamanho do corte.