sistema kepler 90
Categorias

IA do Google ajuda NASA a descobrir novo planeta no sistema Kepler-90

A NASA (a Agência Espacial dos Estados Unidos) e o Google descobriram um novo planeta no sistema Kepler-90. Trata-se do oitavo planeta descoberto em tal sistema, o que o torna um tanto quanto parecido com o nosso.

O trabalho foi realizado com a utilização do telescópio Kepler e de um novo algoritmo de inteligência artificial do Google. O novo planeta, chamado Kepler-90i, encontra-se a mais ou menos 2.545 anos-luz da Terra, e Andrew Vanderburg, astrônomo da Universidade do Texas, menciona que o sistema onde ele se encontra é como uma “versão menor do nosso sistema solar“.

Aplicando uma tecnologia avançada chamada rede neural, pela primeira vez, descobrimos um oitavo planeta em um sistema planetário distante. Esta descoberta liga Kepler-90 com o nosso próprio sistema solar por ter os planetas mais conhecidos“, disse Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica da NASA em Washington.

sistema kepler 90

O novo algoritmo de IA do Google pode trazer inúmeros benefícios ao telescópio Kepler. O sistema Kepler-90, além disso, guarda outras semelhanças com o Sistema Solar, como por exemplo o fato de os planetas maiores estarem localizados em sua parte mais externa. O telescópio Kepler encontra-se atualmente em uma missão chamada K2, a qual tem como objetivo a descoberta de planetas além do nosso Sistema Solar.

Vale destacar que Kepler-90i é o menor dos oito planetas no sistema Kepler-90, além de contar com uma temperatura média em sua superfície semelhante à de Mercúrio, devido à maior proximidade com a estrela Kepler 90. Ele é também, além disso, um pouco maior que a Terra (cerca de 30%).