Categorias

IBM desenvolve algoritmo que analisa base de dados em minuto

IBM desenvolve super algorítmo.
A IBM anunciou o desenvolvimento de um novo algoritmo que será capaz de, em minutos, analisar terabytes de dados brutos mais rapidamente para prever o tempo e o uso da eletricidade.

O algoritmo pode classificar, relacionar e analisar milhões de conjuntos de dados aleatórios, o que levaria dias para os supercomputadores processarem.

De acordo com o pesquisador da companhia, Costas Bekas, há cerca de mil linhas de código no algoritmo, e ele poderá ser usado para analisar uma crescente massa de dados que medem, por exemplo, as tendências de uso da eletricidade e os níveis de poluição do ar ou da água.

Trabalhando há dois anos no projeto, a IBM uniu modelos de dados de calibração e análise estatística que pode avaliar os modelos de medição e relações ocultas entre conjuntos de dados. O executivo afirmou que o algoritmo também pode reduzir encargos sobre as empresas através da análise de dados em uma forma de energia mais eficiente.

Segundo a IBM, o algoritmo foi comprovado cientificamente para o trabalho, e o laboratório de pesquisa está colaborando com a unidade da IBM Global Services para que ele seja utilizado em serviços específicos.

Com informações de ComputerWorld.