Categorias

IBM desmente produção de MMO inspirado em anime

Sword Art Online é um anime sobre mundos virtuais de MMO, então nada mais natural que fosse produzido um MMO de realidade virtual baseado no anime, certo? Errado.

Segundo a IBM, as notícias de que estaria trabalhando na produção de um jogo de realidade virtual de Sword Art Online foram um erro de tradução provocado pela temática complexa do próprio anime.

A empresa informou que está realizando, na verdade, um evento isolado de realidade virtual inspirado no universo do desenho como demonstração de suas tecnologias. De acordo com um representante da IBM, em resposta à imprensa, a iniciativa é “um evento de 18 de Março ao dia 20, em Tóquio, que irá permitir que um grupo seleto de participantes experimentem esse jogo de VR Sword Art Online, trazido à vida com o serviço de nuvem da IBM SoftLayer”.

A ação promocional Sword Art Online: The Beginning terá apenas 20 minutos de demonstração. O evento irá abusar da meta-linguagem e colocará a IBM dentro da narrativa ficcional do jogo, o que pode ter levado ao que a empresa classificou como “erro de interpretação”.

A experiência não está sendo desenvolvida pela IBM ou mesmo por uma desenvolvedora de jogos, mas por uma agência de publicidade batizada de 1→10, que já trabalhou em uma ação de marketing similar para a Pepsi no passado, também envolvendo realidade virtual.