Categorias

IBM prevê que, em cinco anos, computadores reproduzirão os sentidos humanos

IBM fez previsões de tecnologias do futuro

A IBM fez previsões um tanto audaciosas: nos próximos cinco anos, os computadores serão capazes de ver, ouvir, tocar cheirar e sentir gostos. As previsões foram divulgadas na sétima edição da “IBM 5 in 5”, que mostra cinco possíveis inovações que mudarão o modo como as pessoas trabalham e vivem nos próximos cinco anos.

Na edição deste ano, a companhia descreve aquilo que ela chama de “era dos sistemas cognitivos”, com as máquinas que contarão com os sentidos humanos. 

– Assim como o cérebro humano se baseia na interação com o mundo usando múltiplos sentidos, fazendo combinações dessas descobertas em conjunto, os sistemas cognitivos vão trazer ainda mais valor e conhecimento, nos ajudando a resolver alguns dos desafios mais complicados – afirmou o vice-presidente de inovação da IBM, Bernie Meyerson.

No projeto, a companhia designou cinco cientistas diferentes, e cada um pensou em uma das tendências. 

Confira as previsões:

Tato – em um futuro próximo, os usuários serão capazes de sentir texturas, ao tocar na tela. A tecnologia poderá ser utilizada para o comércio, saúde, e setores em que a sensibilidade ao toque, pressão e vibração sejam fundamentais.

Visão – os computadores serão capazes não apenas de “ler” os pixels da fotografia, mas de “interpretar” a imagem, realizando ações como por exemplo diagnosticar uma fratura em um exame de raio-X.

Audição – os computadores também serão capazes de interpretar os sons, tornando possível prever, por exemplo, quando uma árvore vai cair ou quando haverá um deslizamento de terra. Os sistemas também poderão ser capazes de interpretar a fala de um bebê, identificando qual a necessidade fisiológica a criança está tentando transmitir. Os sistemas também serão capazes de interpretar características psicológicas, como uma mudança de humor durante a conversa.

Paladar – a IBM já trabalha em um sistema que quebra os ingredientes dos alimentos a nível molecular. Essa tecnologia, no futuro, permitirá que os chefs criem receitas baseadas nas preferências de combinações de sabores de cada um. A tecnologia também vai permitir que algorítimos detectem por que as pessoas tem preferencias por determinados sabores. Por fim, a tecnologia também vai poder ser aplicada para auxiliar pessoas com necessidades alimentares, como os diabéticos, a manter o nível de açúcar do sangue sem abrir mão do sabor doce.

Olfato – a IBM já possui um sistema que monitora condições ambientais, que ajuda na preservação de obras de arte. Essa tecnologia poderá ser aprimorada na forma de sensores embutidos em dispositivos eletrônicos, que vão analisar o cheiro da respiração das pessoas e identificar se estão com alguma doença. A tecnologia também poderá ser utilizada em hospitais, para aumentar a higienização do local, eliminando, por exemplo, bactérias resistentes a antibióticos.