0 Compartilhamentos 163 Views

ICQ completa 20 anos

16 de novembro de 2016

Quem viveu a segunda metade dos anos 90 e o comecinho dos anos 00 colado no PC provavelmente tinha o ICQ instalado no sistema. Vinte anos depois, o pioneiro ainda sobrevive.

O programa de mensagens foi lançado pela pequena startup israelense Mirabilis em 15 de Novembro de 1996 e completa agora um aniversário para lá de especial em um universo onde tendências vem e vão muito rápido.

Naquela época, para se comunicar com outras pessoas através da internet era necessário um serviço de chat ou dominar o hermético protocolo IRC. O que o ICQ fazia era combinar a praticidade do primeiro com a potência e as funcionalidades do segundo, além de acrescentar alguns recursos que só ele tinha. Foi a receita para um dos primeiros sucesso mundiais da era da web, que chegou a arregimentar 100 milhões de usuários ativos em todo o globo. Quem não se lembra do característico som de mensagem nova do ICQ?

O sucesso chamou a atenção da AOL que ofereceu pelo ICQ o valor de 287 milhões de dólares em 1998, uma soma absurda para aquele momento, mas que hoje é pouco mais do que troco nas grandes transações das empresas de tecnologia. Sob a tutela da empresa norte-americana, o programa de mensagens instantâneas viveria o seu auge, antes de ser eclipsado pela forte concorrência da Microsoft e do MSN Messenger, assim como de outros rivais equivalentes do Google e do Yahoo.

De lá para cá, o ICQ tentou se reinventar como rede social, como serviço de paqueras virtuais, como plataforma de blogs e outras empreitadas, sem conseguir repetir o sucesso do passado, mas também sem abandonar totalmente suas raízes. Em 2008, ganhou novo fôlego ao ser vendido para o grupo que viria a se tornar o Mail.ru, um dos gigantes da tecnologia da Rússia, onde o ICQ voltou a recuperar sua popularidade.

Para todos os fins, o ICQ voltou às suas origens e se tornou um aplicativo de mensagens, um veterano de 20 anos em um mar de novatos que são seus sucessores, como o WhatsApp, o Skype, e o Allo. Mas ainda mantém seu charme intacto e, por incrível que pareça, os mesmos endereços UIN daqueles tempos. Os saudosistas agradecem e comemoram o aniversário.

Você pode se interessar

Skynet é real e é chinesa
Artigos
7 visualizações
Artigos
7 visualizações

Skynet é real e é chinesa

Carlos L. A. da Silva - 10 de dezembro de 2019

Cerca de 200 milhões de câmeras de vigilância estão em operação nesse momento no país, ligadas a uma rede do governo batizada como Skynet.

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)
Notícias
16 visualizações
Notícias
16 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala
Dicas
18 visualizações
Dicas
18 visualizações

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala

Carlos L. A. da Silva - 4 de dezembro de 2019

Ninguém está livre de cair na mira de uma horda virtual e saber se defender é fundamental.

Mais publicações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10
Dicas
19 visualizações
19 visualizações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 28 de novembro de 2019
Tudo que você precisa saber sobre o USB4
Artigos
46 visualizações
46 visualizações

Tudo que você precisa saber sobre o USB4

Carlos L. A. da Silva - 25 de novembro de 2019