Categorias

IDC revela mudança no poder de compra de TI dentro das empresas

Uma pesquisa realizada pela IDC a pedido da Hitachi Data Systems aponta que está acontecendo uma grande mudança nos processos de compra de soluções de tecnologia da informação dentro do mercado.

Batizado de “A mudança na aquisição de soluções de tecnologia da informação“, o estudo revela que o setor de TI passou a ser um componente fundamental das operações de negócios. Atualmente, quase 40% de  todos os projetos na área de tecnologia “não são mais alocados exclusivamente no departamento de TI”.

Para o IDC, esta seria a “terceira plataforma”, uma evolução calcada em mobilidade, aplicações nas nuvens, big data e redes sociais. De acordo com os dados levantados,o comprador de tecnologia é, em sua maioria, um executivo ou gerente que “precisa ter uma boa compreensão dos vários impulsionadores de custo ao longo do ciclo de vida de uma determinada solução”.

Para Marcelo Sales, diretor de Produtos e Soluções da Hitachi Data Systems, empresa responsável pela encomenda da pesquisa, “conforme o equilíbrio do poder de compra de tecnologia se desloca para os compradores empresariais, as organizações precisam aprimorar as parcerias entre os diversos departamentos”.

Sales também avalia que “vivemos um momento de crescente ligação entre tecnologias adotadas e resultados de negócios e isso está criando um senso de urgência para a implementação de novas iniciativas. A computação em nuvem, por exemplo, facilita a aquisição e a gestão de tecnologia para leigos. Já o acesso de usuários à TI por meio de aplicativos vem sendo impulsionado por ações das linhas de negócios”.