Categorias

Identificado hacker brasileiro que vendia serviço de checagem de cartões de crédito roubados

A Trend Micro anunciou que acaba de desvendar as operações de um novo hacker brasileiro, que atende pela alcunha de “Fama”.

O hacker tem entre 17 a 18 anos, vive em São Paulo e oferece no submundo da web brasileira um serviço conhecido como CheckerCC, que checa se credenciais de cartões de crédito – roubadas ou geradas recentemente – funcionam.

As informações foram apuradas pela equipe de Pesquisa de Ameaças Futuras (FTR) da Trend Micro, que descobriu o anúncio da disponibilidade do CheckerCC quando ele foi postado por Fama em um fórum do submundo hacker nacional. Para demonstrar a agilidade e funções do serviço, o criminoso eletrônico disponibilizou o CheckerCC de graça por um curto período.

No esquema armado, o “cliente” de Fama faz o upload das credenciais roubadas e o serviço automaticamente checa se os números funcionam, debitando pequenas quantias. O preço mensal a ser pago pelo serviço é de aproximadamente R$100.

A Trend Micro verificou que, além do comprometimento de dados de credenciais roubadas, Fama se especializou também em outra atividade maliciosa: o jovem hacker registrou um domínio que foi usado como phishing para roubar dados de membros de um programa de passageiros de uma companhia aérea.

Até o início de Março, o hacker Fama continuava ativo. Ele faz parte de uma realidade mais complexa do submundo dos crimes eletrônicos no Brasil. Um levantamento anterior da mesma Trend Micros já mostrava que ao fim de um curso de três meses para hackers (com custo de R$300), um criminoso poderia se tornar um especialista em roubar credenciais de cartões de crédito.