Categorias

Imgur reinventa o GIF animado usando tecnologia MP4

Imgur, um dos maiores depósitos gratuitos de compartilhamento de imagens da Internet, assumiu a tarefa de reinventar o GIF animado. Convertendo os arquivos enviados para um tipo de formato MP4, a empresa consegue maior qualidade com tamanho de arquivo bem inferiores.

“Vamos combinar, o formato .GIF está ultrapassado e não é mais tão legal assim para a web moderna”, decretou o fundador do Imgur, Alan Schaaf. “Ele foi criado em 1989 e nem mesmo foi criado com o propósito de animação. O que nós estamos tentando é manter a mesma experiência quase intacta mas tornar a tecnologia ao redor muito melhor”.

O segredo do Imgur está em converter automaticamente qualquer GIF animado enviado para o site para o formato de vídeo MP4, comprimi-lo, e exibi-lo da mesma forma que um GIF seria. De acordo com Schaaf, o resultado pode ser uma redução de até 10 vezes no tamanho do arquivo. Depois da implantação do sistema, o site aumentou o limite máximo de upload de GIFs de 5MB para 50MB.

gif-video

Para efeitos de comparação, o Imgur ofereceu dois exemplos: uma cena em GIF animado e a mesma cena, de melhor qualidade, no formato que eles batizaram de GIFv. A primeira tem quase 5MB, enquanto a segunda tem 3.6MB.

Outra vantagem da conversão é a possibilidade da animação começar automaticamente em velocidade total antes mesmo de terminar o carregamento, ao contrário da reprodução “picotada” que costuma acontecer com o GIF. Segundo Schaaf, a reinvenção do GIF animado ainda não terminou: “vocês verão outras novidades bacanas para o GIF saindo do Imgur”.