Categorias

Impressoras HP passam a bloquear cartuchos genéricos

Desde 13 de Setembro, diversos modelos recentes de impressoras da HP passaram a recusar o uso de cartuchos que não sejam originais do fabricante.

A medida é resultado de uma atualização de firmware que estava dormente nos modelos desde Março deste ano, programada para ser ativada na data marcada.

O que surgiu inicialmente como um rumor, foi confirmado pela própria HP, que justificou a iniciativa como uma medida para “proteger a propriedade intelectual e as inovações da HP”. Com o mecanismo embutido, cartuchos genéricos de tinta passam a ser interpretados pelo sistema das impressoras como “danificados”.

A medida draconiana tem enfurecido os consumidores. Há anos que o preço que dos cartuchos vem atingindo um nível estratosférico, desde que ele se tornou a principal fonte de renda dos fabricantes de impressoras. O preço da tinta ultrapassa e muito o valor de vinhos de extrema raridade, por exemplo, quando comparados o volume líquido existente em uma garrafa e em um cartucho. Usuários vem adotado o uso de cartuchos mais econômicos, produzidos por terceiros ou mesmo complexos sistemas de recarga para contornar a barreira dos custos.

Para complicar a reação negativa à decisão da HP, o mesmo sistema de proteção vem sendo pontuado de “falsos positivos”, onde até mesmo cartuchos originais da própria HP vem sendo identificados erroneamente como “danificados”. Além disso, alguns fabricantes de cartuchos genéricos já afirmam estarem prestes a produzir cartuchos capazes de contornar o mecanismo de autenticação.