Categorias

Inquilinos são obrigados a curtir página do condomínio no Facebook

O que você faria se o condomínio do seu prédio te obrigasse a curtir a página dele no Facebook? Sob a ameaça de romper o contrato de aluguel?

Esse caso aconteceu de verdade em Salt Lake City, no estado norte-americano de Utah: os inquilinos do City Park Apartments foram forçados a participar do círculo de “amizades” da administradora do condomínio.

Uma seção inteira chamada de “Facebook Adendum” foi introduzida no contrato de locação e determinava que todos os locatários deveriam criar uma amizade com a página da comunidade do City Park Apartments em cinco dias, sob o risco de perderem o aluguel. O anexo da discórdia foi afixado nas portas dos apartamentos e acrescentava uma série de regras para a rede social que não constavam no contrato original.

Segundo o “Facebook Adendum”, os proprietários dos imóveis também teriam o direito de compartilhar fotos dos locatários e seus visitantes na página da comunidade do City Park Apartments, sem precisar de permissão. Outra cláusula proibia os inquilinos de postar qualquer comentário negativo sobre o condomínio ou seus funcionários no Facebook.

A estranha estratégia da administradora do condomínio acabou indo parar na televisão local e o resultado acabou não saindo do jeito que ela esperava: no momento, o City Park Apartments tem 472 avaliações públicas, a grande maioria negativa, e amarga uma nota de 1.1/5 estrelas na rede social.