Categorias

Instagram é bloqueado na China seguindo aumento de protestos em Hong Kong

O Distrito central de negócios de Hong Kong está atualmente no meio de um enorme protesto pró-democracia, e o governo chinês parece estar fazendo todo o possível para evitar que imagens das manifestações cheguem ao continente (e possivelmente ao mundo).

Relatórios do site The Verge sugerem que a China bloqueou o acesso ao Instagram no continente. A rede social era uma das poucas que tinham evitado a atenção dos radares chineses, mas com fotos dos protestos inundando o serviço sob a hashtag #OccupyCentral, parece que o governo decidiu censurá-la.

Site serviços de monitoramento como Blocked in China e Great Fire já estão indicando que chineses não podem acessar o Instagram.

Mas parece que um bloqueio no continente não significa que Hong Kong também foi cortado do serviço. Usuários continuam a postar fotos dos protestos em Instagram de dentro da cidade.

intagram-china-bloqueio

O bloqueio aparente segue a decisão das forças policiais de Hong Kong de intensificarem seus esforços para acabar com as manifestações. O New York Times relata que a polícia de choque foi mobilizada e está usando bombas de gás lacrimogêneo contra os manifestantes.

Os protestos já estão acontecendo há três dias e são em grande parte liderados por moradores mais jovens que se opõem a uma nova proposta governamental que permitiria que as autoridades em Pequim aprovassem candidatos antes do dia da eleição, um sistema que muitos dizem ser corrupto.