Categorias

Instagram exclui fotos postadas por aplicativo não oficial de Windows Phone

Enquanto serviços como Vine, Flipboard e Path têm prometido suporte para o Windows Phone 8, um aplicativo em particular ainda está faltando: o Instagram. Embora a Nokia tenha tentado conseguir um acordo com o Facebook, até agora nada foi concretizado. Com isso, usuários tiveram de recorrer a aplicativos de terceiros para postarem suas fotos e parece que o Instagram não gostou da ideia.

O popular (e não oficial) aplicativo Instance, que suporta a visualização e upload de fotos no Instagram, parece agora estar sendo impedido de acessar o serviço de compartilhamento de fotos. Daniel Gary, o desenvolvedor por trás do Instance, está alegando que o Instagram vem apagando as imagens de usuários depois delas serem enviadas através de seu aplicativo.

Instance era usado por usuários do Windows Phone para acessar o Instagram
Instance era usado por usuários do Windows Phone para acessar o Instagram

Se a imagem for postada via Instace, ela fica armazenada na conta do usuários, mas desaparece, depois de alguns segundos, do perfil e as URLs para acessá-la não funcionam mais.

Gary disse que está trabalhando em uma solução, mas que o problema está afetando todos os usuários do Instance. “São os servidores [do Instagram], o serviço. O que eu estava fazendo não foi aprovado por eles e eu estava usando sua API privada”, explicou, observando que não culpa o Facebook por bloquear o aplicativo.

Um porta-voz do Instagram confirmou que a empresa implementou uma alteração em sua API: “Recentemente, fizemos uma atualização no sistema usado para combater spam para ajudar a prevenir futuros ataques e aumentar a segurança”, disse. Pelo que parece, a mudança afetará os aplicativos que acessam o Instagram fora da API oficial, mas a atualização não foi feita para atingir algum serviço específico.