Categorias

Instagram lança recurso idêntico ao do Snapchat

O recurso permite contar histórias. O recurso cria postagens que se apagam depois de um período de tempo. O recurso permite o uso de adesivos, desenhos e textos. O recurso também se chama Stories.

À primeira vista parece que o Instagram Stories é uma cópia-carbono do Snapchat Stories. E é mesmo: “Eles merecem todo o crédito”, admitiu o CEO do Instagram em entrevista.

A pergunta sobre a semelhança foi feita por um repórter do site Techcrunch durante uma demonstração da “nova” funcionalidade. Antes mesmo do jornalista concluir a dúvida que estava na cabeça de todos os presentes, Kevin Systrom, CEO do Instagram confirmou o que ninguém estava acreditando. E continuou: “isso não é a respeito de quem inventou algo. Isso é sobre um formato, e como sobre você o leva para uma rede e coloca seu próprio tempero nele”.

instagram-stories

As histórias criadas pelos usuários do Instagram ficam disponíveis em uma barra na parte superior da feed, em forma de slideshow, e podem ser navegadas deslizando o dedo pelo aplicativo. Como no Snapchat… Também é possível visualizar quem viu sua postagem. Como no Snapchat… e isso está gerando uma rivalidade entre os usuários das duas redes sociais.

Mas as semelhanças não perturbam Systrom: “a inovação acontece no Vale do Silício, e as pessoas inventam formatos, e isso é fantástico. E então o que você vê é esses formatos proliferando (…) Você não pode simplesmente recriar outro produto. Mas você podem dizer ‘o que é realmente incrível sobre aquele formato? E como isso se aplica a nossa rede?'”.

Ironicamente (ou não), enquanto o Instagram avança na direção de mensagens efêmeras como o rival se tornou conhecido, recentemente o Snapchat criou o recurso de Memórias, que permite o armazenamento duradouro de postagens. Justamente como no Instagram…