Tudo indica que postagens ordenadas por relevância e não por ordem cronológica são a nova tendência em rede social. Depois que o Twitter alterou seu sistema de ordenação, agora é a vez do Instagram.
Por enquanto em fase de testes, o Instagram pretende seguir, na verdade, a mesma estratégia adotada pelo Facebook, que é o dono do Instagram, para ordenar seu conteúdo: utilizar um algoritmo de importância para cada usuário.
Kevin Systrom, co-fundador e chefe-executivo da rede social justifica sua decisão com números. Segundo uma análise dos dados de uso, descobriu-se que as pessoas perdem em média 70% do conteúdo publicado em sua linha do tempo no Instagram. Então, “o que nós estamos fazendo é garantindo que os 30% que você vê sejam os melhores 30% possíveis”.
A partir da mudança, vídeos e imagens publicados no Instagram passarão a ser ordenados seguindo critérios matemáticos calculados com base em sinais de interesse do usuário. Contas com as quais o usuário mais interage ganharão preferência na ordenação, por exemplo. A rede social já vinha indicando a queda da importância da ordem cronológica ao reduzir sensivelmente o destaque que a data e a hora recebem em cada postagem.
No momento, o Instagram está testando a nova funcionalidade apenas com uma fração de seus usuários inferior a 10%. Com o teste, o algoritmo será ajustado para ser o mais relevante possível. Uma vez concluída essa fase, a rede social deve implementar a ordenação por importância em breve. Tudo indica que, assim como acontece com o Facebook, essa mudança não será opcional, mas obrigatória para todos os assinantes, ao contrário do que acontece no Twitter por enquanto.