Categorias

Intel anuncia demissão de 12 mil funcionários

A Intel anunciou no final da tarde desta terça-feira que vai reduzir em 11% sua força de trabalho, demitindo 11 mil funcionários em todo o mundo.

A empresa revelou que a estratégia faz parte de uma reformulação para concentrar esforços em atender o mercado de nuvem e da Internet das Coisas.

O anúncio foi realizado pessoalmente pelo CEO Brian Krzanich durante uma coletiva para a imprensa e analistas de mercado. Ele afirmou que “essas não são mudanças que nós assumimos com leveza”, mas explicou que “agindo agora nos permite ampliar nossos investimentos em áreas que são críticas para nosso futuro sucesso. Essa é uma iniciativa compreensiva. Nós iremos emergir como uma empresa mais colaborativa e produtiva com um alcance maior”.

Na prática, a Intel busca se distanciar do mercado de processadores para PCs, com o acentuado declínio das vendas dos últimos anos. Dados estatísticos recentes comprovam que o volume de vendas de novos computadores em 2015 foi o mais baixo desde 2007, sem perspectiva de retomada de crescimento.

Para Krzanich, a Intel está “saindo de um modelo centrado no cliente para uma empresa que foca mais e mais em um espectro mais amplo de produtos – a nuvem e todos os dispositivos conectados que se conectam com essa nuvem e a conectividade que traz esses dispositivos para a nuvem”.

Todos os funcionários afetados deverão ser notificados dentro de um prazo máximo de 60 dias e a empresa acredita que possa completar essa transição até a primeira metade de 2017.