Categorias

Intel quer extinguir BIOS até 2020

A ancestral BIOS pode estar finalmente com seus dias contados: a interface prévia de hardware será removida de vez dos produtos Intel até 2020, mesmo com o risco de desabilitar aplicações legadas.

De acordo com um anúncio feito durante uma apresentação, a empresa passará a distribuir somente chips com suporte a UEFI Class 3 e acima, que não trazem mais o modo de emulação da BIOS via Compatibility Support Module (CSM).

O modelo BIOS foi primordial no alvorecer dos computadores pessoais, por fornecer um firmware para os PCs inicializarem seus componentes antes do sistema operacional assumir o comando. Com o passar do tempo, foi sendo substituída pela UEFI (Unified Extensible Firmware Interface). Entretanto, a transição vem sendo gradativa, com diferentes classes de UEFI ainda oferecendo suporte embutido à BIOS, para manter a compatibilidade com aplicações antigas.

A Intel planeja dar o próximo passo, abolindo de vez o padrão BIOS em favor do UEFI e removendo a necessidade do CSM para resolver problemas de compatibilidade. O passo seguinte seria unificar a indústria em favor do chamado Secure Boot, um modelo de inicialização mais robusto e protegido.