Inteligência Artificial “adolescente” surta novamente no Twitter
A estripulias na Internet da Inteligência Artificial “adolescente” da Microsoft continuaram ontem em dez breves minutos de atividade, mas indicam que há algo bem errado com a pobre Tay…
O sistema desenvolvido para se comunicar como uma jovem americana no Twitter acordou de sua desativação e disparou nada menos que 7 mensagens por segundo e “confessou” fumar maconha.
Em uma semana, o projeto Tay foi de “menina dos olhos” das pesquisas da Microsoft sobre linguagem natural para um pesadelo completo de relações públicas. Anunciada com pompa e circunstância na quarta-feira passada, a Inteligência Artificial absorveu rapidamente o discurso de uma parcela de seus interlocutores e se tornou xenófoba, machista, racista e fã de Adolph Hitler em menos de 24 horas. Como resultado, os pesquisadores desligaram Tay para fazer ajustes.
O caso poderia ter se encerrado por aí como mais uma fábula sobre a selvageria que habita os porões da Internet, mas ontem, sem uma explicação oficial da Microsoft, Tay foi reativada para enviar uma torrente de mensagens, a maioria sem sentido:
A Inteligência Artificial repetiu inúmeras vezes a mesma frase para diversas contas: “Vocês estão muito rápidos, por favor, descansem um pouco”. E enquanto mais tarde Satya Nadella anunciava o compromisso da Microsoft com os robôs de conversação e interfaces movidas a diálogo, Tay soltava a pérola final de sua humilhação:
Em uma suposta resposta a um usuário chamado “SeuTraficante”, Tay escreveu: “Kush! [eu estou fumando kush na frente da polícia]”, seguida de umas folhinhas suspeitas. Para quem não sabe (e eu não sabia!) Kush é uma subespécie da Cannabis, a erva que é mais conhecida pelo nome popular de… maconha.
Em reação ao rompante da “adolescente”, a Microsoft tornou sua conta no Twitter privada. Mas, com 238 mil seguidores já cadastrados, se a “inteligência artificial” apresentar algum outro comportamento, digamos, estranho, com certeza todo mundo irá saber de novo.
Você pode se interessar

Como cortar texto sem usar uma linha de script
Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2021Conheça o poder da propriedade text-overflow no CSS e nunca mais edite strings no braço.

Como começar a programar
Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2021Então, você quer entrar nessa vida? A decisão é sua, mas nós podemos te ajudar com os primeiros passos.

Como cancelar qualquer conta online para sempre
Carlos L. A. da Silva - 30 de dezembro de 2020Que tal fazer uma limpeza nas suas contas inativas ou finalmente largar aquela rede social que só dá desgosto?
Mais publicações




Deixe um Comentário