Categorias

Inteligência Artificial consegue detectar máscaras e armas em vigilância por câmera

Uma startup desenvolveu um algoritmo capaz de detectar a presença de indivíduos armados ou mascarados em transmissões de câmeras de segurança em tempo real.

A Deep Science AI já está com um teste aberto da tecnologia nos Estados Unidos e seu sistema automatizado consegue monitorar centenas de câmeras simultaneamente e acionar um operador humano em caso de perigo.

Segundo Sean Huver, CEO da empresa, acontecem em seu país cerca de 200 assaltos todos os dias em pequenas lojas de rua e sua solução quer oferecer uma resposta mais rápida das autoridades, permitindo acionar  a polícia praticamente no momento em que o crime acontece e não depois. “Nós somos os primeiros a construir toda uma plataforma que pode ser escalada para milhares de câmeras e os primeiros a fazer uma implementação no mundo real”, ele afirma.

Confira o vídeo para entender como a tecnologia funciona:

A ideia é substituir o monitoramento feito por humanos, extremamente custoso para pequenas e até médias empresas, por um sistema com menor propensão a falhas e por um preço imbatível: o valor de US$2 por dia de serviço por câmera é muito inferior ao cobrado por monitores humanos em tempo real.

Por enquanto, a plataforma ainda está em fase de aprendizado, mas já é capaz de reduzir o número de operadores humanos para somente um para 500 câmeras: ele é acionado somente quando o algoritmo tem uma alta de certeza de que há um crime em andamento. Mas Huver acredita que a eliminação de falsos positivos e a melhoria do algoritmo podem ampliar sua eficiência e um único humano poderá responder pelas filmagens de 800 a 1000 câmeras diferentes.