Categorias

Inteligência Artificial da busca do Google está consumindo milhares de novelas românticas

Lembra dos livros românticos de bancas de jornais? Sabrina, Júlia, Bianca e similares? Pois a Inteligência Artificial da busca do Google está lendo 2.865 de seus equivalentes americanos nesse momento.

O objetivo do time de pesquisa do Google é tornar o algoritmo mais capacitado para interpretar e realizar conversações com humanos.

Títulos como “Unconditional Love”, “Ignited”, “Fatal Desire” e outros agora fazem parte do acervo cultural da máquina em um projeto que vem sendo implementado nos últimos meses nos laboratórios do Google. Andrew Dai, um dos engenheiros envolvidos na iniciativa explicou a meta da equipe: “seria muito mais satisfatório fazer perguntas ao Google se ele realmente compreendesse as nuances do que você está pedindo e pudesse responder de uma forma mais natural e familiar”.

No estágio atual, o sistema é capaz de entender e responder perguntas diretas, como “quem construiu a Torre Eiffel?” e está apenas dando seus primeiros passos para compreender outros significados. Segundo Jason Freidenfelds, Gerente de Comunicações do Google, “nós estamos começando a melhorar na compreensão de sentimentos e entender se uma pessoa gosta de algo a partir da forma como ela descreve a coisa”.

Para Freidenfelds, a repetição das novelas românticas é uma ferramenta para melhorar a capacidade de aprendizado da Inteligência Artificial. Ao seguir sempre os mesmos enredos e temas, mas utilizando situações e vocabulários diferentes para expressar conceitos iguais, o algoritmo tem acesso a um espectro amplo de conversação fácil de identificar.