Categorias

Inteligência Artificial do Google agora está aprendendo… parkour?!

Quando olhamos para os avanços da robótica de hoje, com máquinas que caminham em duas ou quatro pernas com pouca desenvoltura, é difícil imaginar robôs fazendo parkour. Mas é o futuro.

Os pesquisadores do Google colocaram sua Inteligência Artificial DeepMind para trabalhar em um novo campo, “comportamento de locomoção em ambientes ricos”, para tornar esse futuro uma realidade.

Trabalhando com simulações, os algoritmos de aprendizado estão começando a compreender não apenas as mecânicas do movimento e a física envolvida na interação do ambiente, mas também a navegar em ambientes complexos. O resultado é um artigo chamado Emergence of Locomotion Behaviours in Rich Environments que poderá ser fundamental para fazer com que robôs subam escadas, por exemplo, ou se movimentem em áreas de catástrofe onde um humano não conseguiria ir.

Mas, por enquanto, os resultados são hilários de se assistir:

Não é tão engraçado quando você para para refletir que nenhum dos movimentos acima foi ensinado ao DeepMind. Através de tentativa e erro, muito erro, o algoritmo foi capaz de assimilar métodos para navegar por um espaço complexo, que não era conhecido previamente, tomando decisões de quando saltar, se agachar ou desviar dos obstáculos.

É um estágio embrionário, mas que certamente não será motivo de riso em dez anos, quando máquinas flexíveis estiverem fazendo manobras inacreditáveis em cenários reais.