Categorias

Inteligência Artificial do Google está se preparando para dar nova surra de Go em humanos

Depois de ter dado uma surra no melhor campeão de Go da Coreia do Sul e ter enfrentado profissionais anonimamente pela internet, a Inteligência Artificial do Google está pronta para uma nova rodada.

Batizada de AlphaGo, a Inteligência Artificial faz parte do projeto DeepMind do Google, e está agendada  para enfrentar cinco profissionais de Go ao mesmo tempo e uma disputa de melhor de três com o campeão do mundo.

Os embates deverão acontecer em uma maratona de cinco dias a partir de 12 de Maio, durante o simpósio de Inteligência Artificial Future of Go Summit, a ser realizado na China. A iniciativa foi organizada pela Alphabet, em parceria com a Associação Chinesa de Jogadores de Go e o governo chinês. AlphaGo irá encarar pela frente o maior desafio da sua carreira, tendo que confrontar cinco jogadores de alto nível ao mesmo tempo e uma série de três partidas contra o campeão mundial do jogo de tabuleiro, o chinês Ke Jie, de apenas 19 anos.

Ke foi um dos jogadores derrotados por AlphaGo em Janeiro deste ano, quando a Inteligência Artificial atuava anonimamente na internet, sob a alcunha de “Master”. O algoritmo desenvolvido pelo Google DeepMind obteve 60 vitórias consecutivas contra os melhores do mundo que não sabiam que estavam enfrentando uma máquina. Na ocasião, depois de revelado o mistério, Ke chegou a afirmar que os campeões humanos precisariam decifrar os padrões do algoritmo se quisessem vencer no futuro.

O melhor do mundo terá uma chance de revanche agora. Mas, o objetivo de todos esses desafios, é claro, não é mostrar quem é o melhor jogador de Go do mundo, se o Homem ou a Máquina, mas “explorar como as tecnologias por trás do AlphaGo, aprendizado de máquina e Inteligência Artificial, estão trazendo soluções para alguns dos maiores desafios do mundo”, conforme explica Demis Hassabis, CEO e um dos fundadores da iniciativa DeepMind.