Categorias

Inteligência Artificial é capaz de produzir análises de restaurantes

Pesquisadores da Universidade de Chicago alimentaram um algoritmo de aprendizado de máquina com uma vasta seleção de análises de restaurantes e agora o sistema é capaz de gerar suas próprias análises.

Os resultados gerados através desta Inteligência Artificial foram então submetidos ao crivo de uma audiência humana e considerados indistinguíveis de recomendações criadas por consumidores reais.

Colocadas lado a lado com análises reais, as análises criadas por algoritmo atingiram um índice de utilidade de 3.15, ligeiramente inferior aos 3.28 pontos obtidos por análises criadas por pessoas que realmente frequentaram os restaurantes mencionados no teste. Os pesquisadores explicam que ainda é possível separar as análises automatizadas das normais utilizando outros algoritmos para identificar padrões e seria fácil para os agregadores de recomendação se protegerem contra esse tipo de abordagem, mas, no futuro próximo essa será uma tarefa quase impossível.

Se você acha que é capaz de perceber a diferença entre uma análise real e outra gerada através de combinação de palavras e frases montadas por uma rede neural, tente identificar qual dos exemplos abaixo não foi criado por um ser humano:

  1. Minha família e eu somos grandes fãs deste lugar. A equipe é super gentil e a comida é ótima. O frango é muito bom e o molho de alho é perfeito. O sorvete com cobertura de frutas é delicioso também. Altamente recomendado!
  2. A comida aqui é absurdamente incrível, as porções são gigantes. O baguete de queijo foi assado com perfeição e bem preparado, fresquinho e delicioso! O atendimento foi rápido. Nosso lugar favorito, com certeza! Nós voltaremos!
  3. Eu sou cliente tem cerca de um ano e meio e eu só tenho coisas boas para dizer sobre esse lugar. Eu sempre peço pizza, mas o bife italiano também estava bom e eu fiquei impressionado. O atendimento foi magnífico. O melhor atendimento que eu já tive. Altamente recomendado.

Ficou na dúvida? Bem, na verdade, todas as análises acima foram geradas por algoritmo e, descontando eventuais falhas na tradução, são bem difíceis de identificar e um grande avanço em relação ao texto criado por computador anos atrás.

Em um comunicado enviado à imprensa, o serviço de recomendações Yelp, utilizado pelos cientistas para sua base de milhões de análises reais, os usuários não precisam se preocupar com a possível influência de uma enxurrada de análises falsas automatizadas. “Embora esse estudo se foque apenas em criar análises de texto que parecem ser autênticas, o programa de recomendações do Yelp emprega uma abordagem mais holística. Ele utiliza muitos sinais além do conteúdo textual sozinho para determinar se uma análise deva ser recomendada”, explicam.