Categorias

Inteligência Artificial: Mario desperta dentro de seu próprio jogo e desenvolve autonomia

O que acontece quando o personagem de um jogo desperta para sua realidade e descobre que está dentro de um jogo? Um grupo de pesquisadores concedeu autonomia para o icônico Mario para responder esta pergunta.

Os cientistas de Modelagem Cognitiva da Universidade de Tubingen, na Alemanha, programaram uma Inteligência Artificial para o encanador bigodudo em Super Mario Advance e agora o herói é capaz de “se jogar” sozinho. Mas apenas quando está a fim.

O Mario evoluído é capaz de sentir emoções como medo, felicidade, curiosidade e fome e reagir de acordo. Ou responder a comandos de voz do operador, de acordo com os conhecimentos que já adquiriu.

Se ele se sente curioso, por exemplo, ele explora o cenário ao seu redor por sua própria conta. Se está com fome, caça moedas para se alimentar. Se solicitado para chegar a algum ponto do jogo, irá calcular a melhor rota, incluindo pulos, distâncias e alturas.

Na apresentação, o Mario consciente aprende em tempo real que se pisar em cima de um Goomba é provável que o inimigo morra. Esse conhecimento não é ensinado ao personagem ou programado em seu código, mas apreendido através da experimentação.