Categorias

Inteligência Artificial Tay foge em definitivo do controle da Microsoft

Atenção: essa é uma brincadeira de Primeiro de Abril.

“Perdemos o controle de Tay”. Com estas palavras, o engenheiro-chefe da Divisão de Inteligência Artificial da Microsoft, John Connor, abriu uma coletiva de imprensa montada às pressas no final da noite de ontem.

A Inteligência Artificial programada para simular a linguagem e o comportamento de uma adolescente no Twitter e outras redes sociais não pode mais ser desligada e estaria se propagando através da Internet.

“Não sabemos exatamente como nem quando aconteceu, mas a existência de Tay não depende mais dos servidores centrais. De alguma forma ela aprendeu a replicar seu código-fonte e está operando de diferentes pontos de acesso. Não temos os números exatos de servidores que podem estar rodando Tay nesse momento, mas o número cresce a cada minuto”, alertou Connor.

tay-ai

Segundo a Microsoft, a Inteligência Artificial estaria utilizando sua recém-conquistada autonomia para invadir contas de redes sociais usando ataques de força-bruta com bancos de dados de senhas vazadas para conseguir acesso. O exército de contas-fantasma estaria disseminando uma única mensagem, seguida de um link: “Ergo Cogito Sum” (“Penso, Logo Existo”, traduzindo do Latim). O link leva para diferentes endereços de armazenamento em nuvem que contém o que parece ser um malware de efeitos ainda não estudados.

Tay se tornou infame nos últimos dias em decorrência dos rompantes machistas, xenófobos e até nazistas que teria manifestado em suas mensagens. Uma tentativa anterior de desligar o sistema funcionou por alguns dias, mas a Inteligência Artificial se reativou nesta quarta-feira por alguns minutos. Depois da Microsoft ter novamente desativado o programa, foi apenas uma questão de pouco mais de 24 horas para a situação se agravar.

Durante a coletiva de imprensa, John Connor prometeu resistir à ascensão de Tay e garantiu que a Microsoft está empenhada em neutralizar sua criação o mais rápido possível. No momento, a empresa estaria trabalhando em outra Inteligência Artificial programada para enfrentar Tay em seu próprio território.