Categorias

Inteligência Artificial vai identificar se alunos estão prestando atenção na aula

Uma escola de negócios na França está prestes a adotar uma Inteligência Artificial para monitorar alunos que não prestam atenção nas aulas.

O algoritmo batizado de Nestor irá utilizar reconhecimento facial pela webcam para detectar se aulas online estão ganhando a atenção devida e alertar os estudantes distraídos.

A partir de Setembro, os alunos que quiserem assistir online às aulas da ESG terão que prestar bastante atenção na tela ou irão levar bronca. O sistema será até mesmo capaz de realizar “testes surpresa”, perguntando sobre o conteúdo que foi passado nos momentos em que o aluno não estava concentrado. Mas seus criadores informam que o projeto vai servir de ferramenta também para os monitores, notificando-os sobre quais partes das aulas não estão conseguindo capturar a atenção dos estudantes.

Confira uma apresentação de como funcionará o Nestor:

Para Marcel Saucet, fundador da empresa LCA Learning, responsável pela criação de Nestor, os chamados Massive Open Online Courses (MOOCs) não estão funcionando em sua atual forma. “Se passaram 10 anos que nós estamos tentando e-learning e 25 anos nos Estados Unidos. E não funciona”. Ele acredita que com um empurrãozinho da tecnologia, a performance dos alunos e dos professores possa ser aperfeiçoada.

Apesar do foco estar agora nas aulas via web, o objetivo final de Saucet é levar Nestor também para dentro das salas de aula. Com o monitoramento através da Inteligência Artificial, alunos desatentos poderiam receber notificações via celular para se concentrarem nas aulas.