Categorias

Inteligência Artificial vence maratona de poker

Uma Inteligência Artificial desenvolvida pela universidade norte-americana de Carnegie Mellon venceu uma maratona de poker que durou 20 dias e teve 120 mil rodadas disputadas no Rivers Casino, em Pittsburgh.

Batizado de Libratus, o programa foi capaz de “limpar” quatro dos melhores jogadores profissionais do mundo de Texas hold’em, que saíram da competição devendo US$1.766.250 em fichas para a máquina.

“Eu estou simplesmente impressionado com a qualidade do poker que o Libratus joga”, confessou Jason Les, um dos jogadores derrotados pela Inteligência Artificial. “Eles criaram esse algoritmo que joga esse jogo melhor que a gente”, admitiu o profissional. Les explicou que sua vida é buscar vulnerabilidades nas estratégias dos outros, todos os dias, e é um especialista na modalidade disputada durante a maratona. Ainda assim… “nós tentamos tudo que poderíamos e aquilo foi apenas forte demais”, desabafou.

Jimmy Chou, outro dos massacrados, foi obrigado a concordar: “essa foi provavelmente a mais desafiadora experiência da minha vida”. O veterano escocês Daniel McAuley acrescentou: “foi uma batalha prazerosa, mas nós realmente tomamos uma surra”. Dong Kim, o quarto jogador, e aquele que teve a melhor performance contra Libratus, perdendo “somente” US$88 mil em fichas, afirmou que essa proeza é impressionante dentro da comunidade de poker.

Libratus foi a resposta dos pesquisadores de Inteligência Artificial a um desafio que aconteceu 18 meses atrás. Na época, os mesmos jogadores humanos conseguiram levar a melhor contra Claudicus, o programa de poker antecessor do novo algoritmo. Agora, a mesa virou.