Categorias

Inteligência Artificial vence primeira partida contra campeão de Go

As Inteligências Artificiais estão cada vez mais próximas de derrotar a Humanidade. Pelo menos no tradicional jogo de Go, um dos mais complexos jogos de tabuleiro já criados.

O campeão sul-coreano de Go Lee Se-dol perdeu a primeira de cinco partidas programadas para serem disputadas entre ele e o AlphaGo, programa desenvolvido pelo laboratório de Inteligência Artificial DeepMind do Google.

O acirrado embate foi realizado no saguão do Four Seasons Hotel, em Seul, nessa quarta-feira. Por um longo tempo, a partida parecia equilibrada, com jogador e máquina realizando manobras classificadas como agressivas pelos analistas. Inicialmente, era impossível prever quem sairia vitorioso do jogo. Mas, depois de 186 turnos, o AlphaGo já havia assumido a dianteira e o campeão Lee See-dol se rendeu.

A Inteligência Artificial possui outras 500 partidas contra campeões humanos em seu trajetória, com apenas uma única derrota. Mas essa é a primeira vez em que um computador consegue vencer um campeão do nono dan, a mais alta classificação do Go mundial.

alphago

Com 10^761 combinações de movimento possíveis, o jogo milenar inventado na China é considerado mais complexo que o xadrez, que possui 10^120 possibilidades de movimento. No jogo, os dois participantes controlam peças brancas e negras e disputam o controle do território, através de manobras de contorno e dominação.

Os engenheiros do DeepMind alimentaram o sistema com 30 milhões de movimentos de partidas realizadas por experts no jogo. Depois disso, o AlphaGo foi testado contra si mesmo milhares de vezes para melhorar seus algoritmos de previsão. Segundo o Google, a Inteligência Artificial agora é capaz de prever 57% dos movimentos realizados por um humano.

Lee Se-dol terá sua primeira oportunidade de revanche contra a máquina amanhã mesmo. O campeão sul-coreano é famoso por sua criatividade e suas habilidades combativas. Mas ele pode ter finalmente encontrado seu maior rival.