Categorias

Internet via satélite chega ao Brasil em Julho

A operadora americana Hughes promete entregar Internet via satélite em qualquer região do Brasil a partir de Julho deste ano.

O serviço de banda larga irá oferecer conexão de 10 Mbps a um custo médio de aproximadamente R$200, mas nem a velocidade nem o valor ainda são números finais.

“A Hughes já oferece esse serviço há mais de dez anos nos Estados Unidos. Não estamos fazendo testes, estamos trazendo o serviço que já oferecemos com sucesso no mercado americano”, garante Rafael Guimarães, presidente da Hughes no Brasil.

Entretanto, o serviço irá seguir o modelo de franquia de dados usado para smartphones. Ou seja, o usuário terá um limite de consumo mensal. Segundo a Hughes, o pacote irá oferecer 20 GB por mês para a navegação durante o dia e 40 GB para o período noturno. Quem ultrapassar o limite terá sua velocidade reduzida, mas pacotes de dados extras poderão ser adquiridos pelos usuários.

Inicialmente, o acesso irá funcionar no interior do estado de São Paulo, mas a empresa pretende cobrir 82% do território nacional até o final de 2016, 90% até 2018 e ter cobertura total do Brasil inteiro em 2020. Segundo Rafael Guimarães, a empresa vem se preparando desde 2013 para essa investida e seus planos são de longo prazo.

O serviço funciona através antenas que captam o sinal do satélite em órbita e transmitem por um cabo até o roteador, que redistribui o acesso aos equipamentos domésticos. Ainda que a antena fique exposta à ação do clima, Guimarães acredita que a velocidade de conexão deva permanecer constante.

“O serviço de internet banda larga funcionará normalmente durante uma chuva normal. Agora, qualquer tempestade forte pode afetar o serviço, assim como também pode afetar rede cabeadas e a energia elétrica. Melhoramos a confiabilidade do nosso sistema em relação a eventos atmosféricos nos últimos dez anos”, afirmou o presidente da Hughes no Brasil.

O serviço oferecido pela empresa americana não é inédito no país. Desde 2013, a Embratel oferece acesso à Internet via satélite através do serviço Star One e atende usuários particulares e corporativos em diversas partes do Brasil.