Categorias

Investimentos em TI devem crescer no Brasil em 2017

Uma boa notícia para o setor: um levantamento realizado pela empresa de análise de mercado IT4CIO prevê um crescimento no volume de investimentos em TI no Brasil em 2017.

A IT4CIO calculou um aumento de 3,3% no total de investimentos esse ano a partir de entrevistas realizadas com 1500 profissionais responsáveis por tomadas de decisão em departamentos de TI de diversas empresas.

Dentre os entrevistados, 45% deles afirmaram que haverá um investimento maior no setor, enquanto apenas 22% falaram em redução de orçamento para 2017. A consultoria IT4CIO acredita que devem ser faturados cerca de R$76 milhões na área de TI ao longo do ano e o segmento mais beneficiado será o das empresas que prestam serviços terceirizados de tecnologia da informação, enquanto as grandes corporações procurarão uma redução de custos distribuindo tarefas que antes eram realizadas internamente.

Mas o levantamento também aponta forte tendência de crescimento nas áreas de computação na nuvem, business intelligence, mobilidade, integração de sistemas e segurança da informação. A Internet das Coisas é um dos segmentos que mais se destacou, sendo mencionado por 22% dos entrevistados e pode ser uma outra grande aposta para 2017.

São boas novas para a indústria, principalmente depois do estrago causado pela crise em 2016. De acordo com a IT4CIO, o setor de TI não deixou de crescer no ano passado, mas apresentou um aumento no valor total de investimentos de apenas 0,4%, bem abaixo da inflação registrada de 6,3% no mesmo período. Além disso, entre os entrevistados, 37% alertaram que 2016 foi o primeiro ano, em 12 anos de pesquisas respondidas para a IT4CIO, em que foi necessário realizar cortes no números de funcionários.