Categorias

iOS vaza mais dados privados que Android

Uma pesquisa realizada pela empresa de segurança na nuvem Zscaler concluiu que o iOS vaza mais dados privados de seus usuários do que o Android em média.

Entretanto, essa média pode variar significativamente de acordo com a região: na China, vazamentos de iOS são muito mais comuns, enquanto nos Estados Unidos o problema parece estar na plataforma Android.

Foram analisadas 45 milhões de interações entre dispositivos móveis e a nuvem. Desse total, cerca de 200 mil interações na plataforma da Apple deixavam escapar, sem o conhecimento do usuário informações privadas como IMEIs do dispositivo, endereços MAC, dados de localização geográfica ou mesmo informações que poderiam levar à identificação pessoal do indivíduo. O porcentual total de vazamento do iOS foi de 0.5% das conexões. Em contrapartida, somente 0.3% das interações entre a nuvem e aparelhos Android resultaram em vazamento de informações privadas.

A Zscaler aponta que os números são muito baixos e não devem ainda ser alvo de preocupações no grande esquema global ou para acirrar o debate entre adeptos desta ou daquela plataforma móvel. Mas a empresa aponta que as diferenças regionais devem ser levadas em consideração.

Por exemplo, metade dos vazamentos de dados no Android foram registrados nos Estados Unidos, que dentro deste escopo, parece sofrer de uma espécie de epidemia de segurança na plataforma do Google e merece atenção por parte das autoridades e de empresas preocupadas com a segurança de dispositivos corporativos. Por outro lado, a grande maioria dos vazamentos computados em aparelhos iOS aconteceram dentro da China, uma das maiores fontes de exploits e malwares focados na plataforma.