O iPad Mini cresceu tanto nos primeiros meses do ano que parece estar acabando com a popularidade da versão regular de 9,5 polegadas do tablet: dos 19,5 milhões de dispositivos da Apple comercializados no primeiro trimestre de 2013, mais de 12 milhões eram Minis.
As vendas do iPad da Apple mostraram crescimento significativo no último trimestre, sendo quase o dobro da quantidade vendida no mesmo período de 3 meses do ano passado. E muitos observadores do setor vem atribuindo o salto na popularidade ao modelo Mini: em 2012 a Apple havia estimado 6 milhões de dispositivos comercializados, mas devido à procura, elevou sua expectativa para 12 milhões. Nesse ano, o modelo de 7 polegadas conseguiu somar mais de 60% das vendas totais de tablets da Maçã.
A popularidade do dispositivo vem sendo vista como uma questão de mercado e preço: apesar de não possuir a tela Retina com alta resolução, característica que pode ser encontrada na última versão do iPad regular, o Mini compete em um mercado que vem crescendo cada vez mais, o de tablets menores, como o Nexus 7, do Google, e o Galaxy Tab, da Samsung. Além disso, o modelo chama atenção pelo seu preço mais em conta, podendo ser encontrado a partir de US$ 329.