Categorias

iPhone de baixo custo é confirmado por organização fiscalizadora

Parece que todos os rumores sobre um iPhone mais barato realmente são verdade: uma organização que fiscaliza e exige condições de trabalho melhores em fábricas asiáticas, a China Labor Watch, divulgou um relatório confirmando o tão aguardado iPhone de plástico.

De acordo com o relatório, o novo dispositivo está sendo produzido em três fábricas da Pegatron, fornecedora da Apple acusada de estar violando direitos de trabalhadores. A organização descreve que a fabricante tem em sua linha de montagem diversos produtos, entre eles o iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5 e iPhones de plástico de baixo preço.

Novo iPhone teria mais cores e seria mais barato
Novo iPhone teria mais cores e seria mais barato

A China Labor Watch ainda menciona algumas partes do processo de montagem do suposto iPhone: “o trabalho de hoje é colar a película protetora na tampa traseira de plástico do iPhone para impedir que ela seja riscada nas linhas de montagem”.

Para confirmar as infrações da Pentagron, a organização enviou investigadores a paisana, um deles ainda afirmou que “este modelo de iPhone com uma capa de plástico será apresentado pela Apple em breve”.

O relatório acusa a Pegatron de forçar seus funcionários a trabalhar horas extras sem pagamento e sob condições precárias de trabalho, infringindo diversas leis e padrões internacionais e chineses, bem como as normas do código de responsabilidade social da própria Apple.