Categorias

Israel testa HoloLens para fins militares

Parece ficção-científica mas é verdade: as Forças Armadas de Israel estão testando a tecnologia do HoloLens da Microsoft para fins militares.

A proposta é utilizar a Realidade Aumentada para auxiliar na coordenação de tropas no campo de batalha com informações extras oferecidas pela interface.

O C2 Systems Department das Forças Armadas adquiriu duas unidades da Microsoft e já desenvolveu aplicativos de Realidade Aumentada que podem ajudar comandantes a planejar operações com mais eficiência. Para o Major Rotem Bashi do Exército israelense, responsável pelo departamento de programação, essa evolução tecnológica é perfeitamente natural: “nós conectamos todo tipo de tecnologias e conceitos inovativos oriundos do mundo civil e tentamos adaptá-los o mais rápido possível para uso militar”.

hololens-military

O uso do HoloLens não deve ficar limitado a comandantes e as Forças Armadas de Israel já estudam uma forma de disseminar a tecnologia para permitir que soldados consigam detectar e corrigir falhas no seu equipamento usando o HoloLens para visualizar as informações necessárias. Outra possibilidade seria funcionar como um auxiliar para médicos em campo, fornecendo dados em tempo real sobre ferimentos e seus tratamentos.

E Bashi não brinca em serviço: os planos do seu Departamento são encerrar os testes e colocar os HoloLens em ação nos próximos meses. Em menos de um mês sua equipe já tem em mãos um sistema que permite convergir dados de posicionamento de tropas e modelo em 3D do terreno superimpostos sobre o terreno real, via satélite e interagir com a plataforma usando comandos de voz e gestos. Para o major, “o mundo está indo nessa direção. Nós queremos entender como desenvolver para esse tipo de dispositivo e descobrir como isso pode nos impactar, como militares”.