Kirobo
Categorias

Japão envia robô que fala para estação espacial

Um passageiro muito especial foi enviado para a Estação Espacial Internacional (ISS) neste final de semana: Kirobo, um robô humanóide que fala e foi programado para aliviar a solidão dos astronautas.

Pesando apenas um 1Kg e com 34 centímetros de altura, Kirobo funcionará como companheiro do novo comandante da estação, Kochi Wakata. Sua função será conversar com o humano, gravar as conversas e repassar o que acontece na sala de controle.

O experimento faz parte de um estudo para avaliar a capacidade de robôs de oferecer suporte emocional em situações de extremo isolamento.

Kirobo

Kirobo deve chegar na ISS em 9 de agosto. Antes de embarcar para sua missão, o robô declarou para os repórteres, parafraseando a histórica frase de Neil Armstrong: “um pequeno passo para mim, um passo gigantesco para os robôs”.

Seu nome é uma junção da palavra japonesa, “kibo”, que significa esperança e  robô. Segundo seus fabricantes, ele representa a esperança em um futuro melhor, alimentado pela tecnologia, onde humanos e robôs poderão conviver em harmonia.