Categorias

Japão tem YouTuber digital com mais de 250 mil inscritos

Ela tem mais de 250 mil inscritos em seu canal, ela grava vídeos de jogabilidade de títulos independentes como SuperHot e Inside, conversa com seus assinantes, pede curtidas e tudo mais. Mas ela não existe.

A. I. Kizuna é um personagem digital que imita uma adolescente japonesa e está tomando de assalto o YouTube no país com vídeos que atingem dezenas de milhares de espectadores.

Ninguém sabe ao certo a origem da personagem, quem está por trás do seu desenvolvimento, quem é a pessoa por trás da sua voz, ou mesmo se existe uma pessoa dublando suas falas ou se tudo é sintetizado. Aparentemente, Kizuna utiliza o programa Miku Miku Dance, projetado originalmente para criar a musa pop virtual Hatsune Miku, mas o foco aqui é reproduzir os maneirismos e as convenções dos YouTubers tradicionais. O resultado é bem estranho para nós ocidentais:

A novidade já gravou mais de 60 vídeos em seu canal, seja testando jogos, seja conversando sobre tópicos que vão de Inteligência Artificial (por motivos óbvios) a namoros e seu público vem crescendo. Ao todo, suas postagens já acumulam quase sete milhões de visualizações desde sua estreia em Outubro do ano passado.

Se comunicando o tempo todo em Japonês, são baixas as chances da personagem digital repetir seu sucesso pelo lado de cá do mundo, mas sua iniciativa pode ter aberto mais um mercado de trabalho que pode ser ocupado por algoritmos no futuro…